CARGOS E FUNÇÕES
OS CARGOS E SUAS RESPONSABILIDADES
Diretor(a) Geral: 1. Deve coordenar, supervisionar e ser o responsável abaixo da Comissão da Igreja por todos os assuntos relativos à música; 2. Manter um bom relacionamento com o Pastor Local e a Associação/Missão, a qual está subordinado(a); 3. Convocar as reuniões da Comissão de Música sempre que houver necessidade; 4. Trabalhar segundo o consenso da igreja, nunca emitindo seu conceito ou gosto pessoais.
Vice-diretor(a): 1. Substituir o(a) Diretor(a) Geral e suas respectivas funções quando for necessário; 2. Dar total apoio ao Ministério da Música, sempre pronto para dar idéias e colaborar em tudo que estiver ao seu alcance;
Secretário(a)-Tesoureiro(a): 1. Comunicar a todos os membros da Comissão de Música as reuniões regulares ou extraordinárias; 2. Manter os dados de cada membros da Comissão sempre atualizados; 3. Registrar todas as deliberações num Livro de Atas (Caderno da Secretaria) e mantê-lo sempre em ordem; 4. Apresentar semestralmente o relatório a Associação/Missão local e com a freqüência solicitada, à igreja; 5. Organizar um histórico de cada grupo musical; 6. Atuar em harmonia com o(a) Tesoureiro(a) da igreja.
Pianista (líder): 1. Encaminhar uma lista com os nomes dos pianistas, para serem aprovados pela Comissão da Igreja, via Comissão de Música; 2. Preparar uma escala mensal, trimestral, semestral ou anual de pianistas, e entregá-la com tempo hábil, para que estes se preparem com antecedência (dever ser aprovada pela Comissão de Música); 3. Descobrir interesses e incentivar juvenis e jovens para estudarem algum instrumento musical; 4. Ser responsável pela manutenção dos instrumentos musicais da igreja.
Diretor(a) do Coral: 1. Organizar a diretoria do Coral e votá-la na Comissão de Música; 2. Escolher o repertório do coral com o apoio da sua diretoria e da Comissão de Música. Devem constar músicas para diversas ocasiões; 3. Criar incentivos para que todos os membros da igreja que puderem, entrem para o coral, dando sempre maior ênfase para a participação, mais do que para os aspectos técnicos; 4. Ministrar ou organizar cursos de canto.
Ancião-Conselheiro: 1. Ser responsável pelos momentos devocionais; 2. Estar pronto para colaborar quando solicitado.
Pastor: 1. Dar o seu costumeiro apoio, e estar presente, quando possível, nas reuniões da Comissão de Música.
Diretor(a) do Ministério Jovem: 1. Servir de ponte para que a juventude seja integrada no Ministério da Música na igreja; 2. Participar de todas as reuniões possíveis da Comissão de Música.
Diretor(a) de Som: 1. Montar uma equipe, que deve ser aprovada pela Comissão da Igreja, via Comissão de Música; 2. Organizar uma escala de serviço para que todos os cultos sejam atendidos, e observar pontualmente os horários; 3. Manter todos os equipamentos em perfeito estado de conservação; 4. Não permitir que pessoas alheias à equipe manuseiem os equipamentos de som; 5. Aconselhar-se com a Comissão de Música sobre a escolha de discos, Cds e fitas adequados para serem usados na igreja.
Diretores(as) de Música dos Departamentos: 1. Adequar à sua realidade, a filosofia de música da Igreja Adventista; 2. De certa forma, além de prestar contas ao(à) diretor(a) do respectivo departamento, também fazê-lo ao Diretor Geral de Música, que é o responsável pela música na igreja.
Regente Congregacional: 1. Encaminhar uma lista de regentes à Comissão da Igreja, via Comissão de Música; 2. Preparar uma escala que poderá ser mensal, trimestral, semestral ou anual, a fim de que todas as reuniões da igreja possam contar com regentes preparados; 3. Organizar o serviço de louvor para os diversos programas e departamentos (segundo a conveniência de cada um); sendo possível, dividir a igreja em vozes e ensinar novos hinos e cânticos; 4. Treinar pessoas interessadas em se tornar regentes.
Diretor(a) da Orquestra: 1. Encaminhar uma lista de instrumentistas à Comissão da Igreja via Comissão de Música; 2. Ter local, dia e hora para ensaios do grupo votados pela Comissão de Música; 3. Incentivar juvenis e jovens para que estudem instrumentos musicais; 4. Ter como uma das metas prioritárias acompanhar o canto congregacional; 5. Dar maior valor para a participação do que para a técnica; 6. Ministrar ou organizar cursos de instrumentos musicais na igreja; 7. Onde for possível criar diferentes categorias de orquestras ou bandas; 8. Ter um repertório que seja variado, incluindo algumas músicas folclóricas e pátrias.
Fonte: www.musicaeadoracao.com.br
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