ATIVIDADES
ATIVIDADES FÍSICAS
Estas são as atividades que normalmente mais atraem os jovens. É preciso investir nelas, pois fortalecem o desenvolvimento físico. Por outro lado, é importante tomar bastante cuidado com as modalidades escolhidas e a maneira como a competição será trabalhada. Algumas formas de desenvolver essa área são:
OLIMPÍADAS INTERNAS Elas podem ser realizadas individualmente ou em equipes. É importante trabalhar com atividades que não envolvam confronto direto e nas quais o participante não se sinta motivado a ser melhor do que os demais, mas sim, que possa competir consigo mesmo.
REQUISITOS DE APTIDÃO FÍSICA DAS MEDALHAS DE PRATA E DE OURO Eles englobam uma grande quantidade de atividades físicas, selecionadas, organizadas e avaliadas por professores de educação física que, além de desenvolver o grupo de maneira sistemática, ajudarão no cumprimento dos requisitos das medalhas, promovendo maior sensação de conquista.
JOGOS ESPORTIVOS Devem ser promovidos com ênfase especial ao atletismo. Quando os esportes forem coletivos e de confronto direto, as equipes devem ser formadas com cuidado, evitando confrontos agressivos, brigas, etc.
INTEGRAÇÃO COM OUTROS CLUBES Pode haver atividades físicas envolvendo diferentes Clube de Jovens, o que poderá contribuir para o fortalecimento da imagem do Clube e a integração dos participantes.
PASSEIO CICLÍSTICO É uma forma diferenciada de promover atividades físicas. Além de aprimorar o físico, pode se tornar uma grande aventura. É importante tomar todas as precauções e fazer acertos com as autoridades responsáveis pelo trajeto escolhido para o passeio.
CAMINHADA NOTURNA Caminhadas à noite promovem um intenso clima de aventura, além de conferir importante estímulo ao desenvolvimento físico. É fundamental elaborar e planejar muito bem o roteiro, contando com a companhia de pessoas experientes tanto no planejamento como na execução desse projeto.
CAMIHADAS VARIADAS Maneira diferente de exercitar o grupo e ajudar os integrantes a crescer em alguma área especial. Podem ser caminhadas ecológicas, caminhadas que envolvam conceitos de montanhismo, caminhadas que envolvam diferentes atividades com cordas, caminhadas com atividades espirituais, caminhadas com atividades recreativas, etc. Estas atividades podem ser realizadas em diferentes pontos da expedição.
CAVALGADAS Podem ser feitas tanto para aprendizado na área de equitação, como simplesmente um passeio em grupo.
REMO E OUTROS ESPORTES NÁUTICOS Podem ser praticados tanto para orientação quanto para lazer dos participantes.
RAPEL A prática do rapel envolve e apaixona, porque desperta muita emoção nos participantes. Para realizar as atividades, escolha uma pessoa que disponibilize os equipamentos necessários e possa oferecer instrução e segurança.
MONTANHISMO Você pode trabalhar noções de escalada nas suas diferentes opções, além de promover atividades práticas e até uma pequena expedição com o grupo. Para desenvolver essas atividades, escolha uma pessoa que disponibilize dos equipamentos necessários e possa oferecer instrução e segurança.
ATIVIDADES COM CORDAS Existem várias opções de atividades com cordas que podem ser bem exploradas, tais como Tirolesa (Cabo aéreo), Falsa Baiana, etc.
EXERCÍCIO DO DIA Um exercício especial para ser bem explicado (forma de fazer e utilidade) e envolver a todos. A cada reunião, um exercício em especial pode ser escolhido.
SUPERAÇÃO PESSOAL É o desafio de alcançar marcas superiores às realizadas anteriormente em exercícios especiais. A cada reunião, pode ser lançado um novo desafio.
COMO TRABALHAR COM AS COMPETIÇÕES Criar um clima de competição parece ser a melhor maneira de aquecer alguma atividade do Clube de Jovens. Mas, será esse o melhor caminho? É preciso avaliar muito bem cada atitude e tomar alguns cuidados ao adentrar nessa questão. A seguir, você vai acompanhar uma parte do voto A-1651, da Associação Geral, que apresenta orientações para levar avante atividades da igreja que estimulem competição. É importante atentar para a questão.
“Todos os programas e atividades da igreja devem contribuir para aumentar e não limitar o desenvolvimento tanto do caráter cristão como do ato de testemunhar da fé. Eles devem promover o seguinte:
1. Desenvolvimento do amor cristão e da deferência abnegada para com os outros.
2. Aprofundamento e utilização das “grandes forças incentivas da alma”, que “são a fé, a esperança e a caridade.” (Ellen White, Educação, p.191).
3. Respeito mútuo e espírito de companheirismo entre os irmãos, tais como foram ilustrados por Paulo na fi gura que usou do corpo como um todo.
4. Fim da rivalidade egoísta e desenvolvimento de um sentimento mais elevado de esforço cooperativo...
5. Desenvolvimento de um corpo sadio, bem como um espírito e mente livres. Tiago 2:12.
6. Promoção e implementação de relações sociais completas.
7. Inspiração e orientação fi rme para um culto aceitável a Deus.
8. Estímulo ao indivíduo para buscar o mais elevado e o melhor que puder atingir em tudo aquilo que dignamente procurar. 9. Ativação dos imensos recursos humanos da igreja para a salvação de almas.
Todas as atividades que frustrarem estes alvos básicos devem ser rejeitadas.”
Aplicação para Situações Específicas
Para a realização do que foi apresentado e visando diminuir as competições de rivalidade em toda a motivação que for feita dentro da igreja, recomendam-se os seguintes itens de orientação:
1. Evitar contatos com as atividades e jogos profi ssionais altamente competitivos.
2. Buscar atividades que evitem competições prejudiciais.
3. Quando se usar incentivos para promover atividades, participação e crescimento de uma pessoa no trabalho da igreja, deve ser estruturado um programa que relacione a pessoa com o ideal a ser alcançado, e não lançar mão de processos que desenvolvam rivalidade entre as pessoas, igrejas ou instituições.
4. Embora reconhecendo os esforços e as realizações do indivíduo e do grupo, o importante é animá-los a agirem de maneira tal que se glorifi que a Deus pelos sucessos obtidos e não a indivíduos.
5. Os programas e atividades devem ser planejados de maneira a oferecer uma oportunidade de sucesso para o indivíduo, ajudando-o a conservar sua identidade, individualidade, personalidade e dependência constante de Deus. Cada participante deve receber seu grau de reconhecimento, sem que este envolva extravagância ou deferência extrema.
6. Quando se fi zer o reconhecimento de quaisquer realizações se deve tomar em consideração a melhora da eficiência daquele cuja obra é reconhecida, como obra de Deus.
7. Os relatórios estatísticos que dizem respeito ao crescimento de membros e a assuntos financeiros devem ser usados para estimular a prática de boas obras e não como instrumentos para despertar rivalidades, mesmo que tenham por alvo facilitar a eficiência das organizações.
8. Sistema de notas nas escolas deve refletir o desenvolvimento do estudante no aprendizado e no domínio da disciplina em questão, e não sua posição pessoal junto a seus colegas.
9. Toda a atividade que restringe o possível sucesso a uns poucos, deveria: - Ser abandonada. - Ser limitada a composições temporárias feitas para determinada recreação. - Ser usada como recurso auxiliar para a identificação de habilidades básicas necessárias ao ingresso de candidatos em determinadas profissões.
10. A construção e ampliação de edifícios de igrejas e instituições devem, obedecidas as considerações de bom gosto, estética e simplicidade de beleza arquitetônica, ter o propósito de satisfazer as necessidades funcionais do prédio. Toda a construção feita com espírito de rivalidade deve ser considerada como incompatível com os ideais adventistas.
11. Considerando o fato de que tanto a rivalidade como uma série de outras atitudes egoístas podem ter sua origem no lar, é imperativo que os pais cultivem em seus filhos atitudes que evitem o aparecimento, na vida futura deles, os traços de caráter e de ideais egoístas.
Fonte: www.ja.org.br
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