FIQUE POR DENTRO
CIVISMO
CURIOSIDADES GERAIS EM CIVISMO
Brasão Desenho foi criado no governo do primeiro Presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca
Selos É usado para autenticar atos do governo, diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais
Hinos Letra do Hino Nacional foi criada em 1909 por Osório Duque Estrada, mas só foi oficializada em 1922
Bandeira Insígnia Conheça os significados do Brasão da República, símbolo nacional aplicado sobre o fundo verde
Bandeira Nacional A posição das estrelas corresponde ao céu do dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro
SAIBA MAIS SOBRE OS HINOS NACIONAIS
Em 1890, por meio do Decreto nº 171, a composição musical do maestro Francisco Manoel da Silva é conservada como o Hino Nacional Brasileiro e durante um período aproximado de 32 anos, cantavam o hino com letras diferentes e inadequadas, nem sempre ajustadas à beleza e a dignidade da música. Somente às vésperas do 1º Centenário da Independência, em 6 de setembro de 1922, o Decreto nº 15.671 oficializa a letra definitiva do Hino Nacional Brasileiro, escrita por Osório Duque Estrada em 1909.
Existem também outros hinos nacionais, que representam símbolos importantes para o país. O mais antigo é o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I. O Hino da Bandeira, escrito pelo poeta Olavo Bilac, foi apresentado pela primeira vez em 1906. Há ainda a Canção do Expedicionário, o hino cantado pelos pracinhas que lutaram a 2a Guerra Mundial na Europa.
Hino Nacional Brasileiro Poema: Joaquim Osório Duque Estrada Música: Francisco Manoel da Silva Hino Nacional Brasileiro - letra
Hino da Independência do Brasil Letra: Evaristo da Veiga Música: D. Pedro I Hino da Independência do Brasil MP3
Hino da Proclamação da República Letra: Medeiros e Albuquerque Música: Leopoldo Augusto Miguez Hino da Proclamação da República - Letra Hino da Proclamação da República MP3
Hino à Bandeira Nacional Letra: Olavo Bilac (1865-1918) Música: Francisco Braga (1868-1945) Apresentado pela 1ª vez em 09/11/1906 Hino à Bandeira Nacional - Letra
Canção do Expedicionário Letra: Guilherme de Almeida Música: Spartaco Rossi Canção do Expedicionário - Letra Canção Expedicionário MP3
BANDEIRA INSÍGNIA PRESIDENCIAL
A bandeira-insígnia da Presidência traz o Brasão da República, um dos quatro símbolos nacionais, aplicado sobre o fundo verde.
O Brasão de Armas do Brasil foi desenhado pelo engenheiro Artur Zauer, por encomenda do Presidente Manuel Deodoro da Fonseca. Foi instituída pelo Decreto número 4 de 19 de novembro de 1889 e desde então sofreu algumas alterações.
O escudo tem cor azul-celeste e é apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, com uma espada em riste. Ao seu redor, está uma coroa formada de um ramo de café frutificado e outro de fumo florido sobre um resplendor de ouro.
O uso das Armas Nacionais é obrigatório no Palácio da Presidência da República e na residência do presidente da República; nos edifícios-sede dos ministérios; nas Casas do Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores e nos Tribunais Federais de Recursos; nos edifícios-sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos estados, territórios e Distrito Federal; nas prefeituras e Câmaras Municipais; na fachada dos edifícios das repartições públicas federais; nos quartéis das forças federais de terra, mar e ar e das polícias militares e corpos de bombeiros militares, nos seus armamentos, bem como nas fortalezas e nos navios de guerra; na fachada ou no salão principal das escolas públicas; nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais dos órgãos federais.
Fonte: www2.planalto.gov.br
|