ENTRETENIMENTOS
DINÂMICAS
Esta página contem as dinâmicas de 60 a 65 de 97.
60- EU E MEU GRUPO DESENVOLVIMENTO : Cada um responde em particular às perguntas: que me agrada no grupo? que não me agrada? que recebo dele? o que deixaria de ganhar se ele se acabasse? que recebo de cada pessoa? que ofereço ao grupo? qual foi a maior tristeza? Cada um responde o que escreveu. É importante ressaltar que não se trata de discutir em profundidade mas principalmente de se escutarem reciprocamente. Depois de ouvir todo mundo, fazer uma discussão do que fazer para que o grupo melhore.
61- EXERCÍCIO DE CONSENSO
Objetivos: - Treinar a decisão por consenso. História de Marlene Eis a história de Marlene: Cinco personagens fazem o elenco; Marlene, um barqueiro, um eremita, Pedro e Paulo. Marlene, Pedro e Paulo são amigos desde a infância. Conhecem-se há muito tempo. Paulo já quis casar com ela, mas recusou, alegando estar namorando Pedro. Certo dia, Marlene decide visitar Pedro, que morava no outro lado do rio. Chegando ao rio, Marlene solicita a um barqueiro que a transporte para o outro lado. O barqueiro, porém, explica a Marlene ser este trabalho seu único ganha-pão, e pede-lhe certa soma de dinheiro, importância de que Marlene não dispunha. Ela explica ao barqueiro o seu grande desejo de visitar Pedro, insistindo em que a transporte para o outro lado. Por fim o barqueiro aceita, com a condição de receber em troca um manto que usava. Marlene hesita e resolve ir consultar um eremita que morava perto. Conta-lhe a história, o seu grande desejo de ver Pedro e o pedido do barqueiro, solicitando, no final, um conselho. Respondeu: “Compreendo a situação, mas não posso, na atual circunstancia, dar-lhe nenhum tipo de conselho. Se quiser, podemos dialogar a respeito, ficando a decisão final por sua conta”.
62- SITUAÇÃO NO ESPAÇO
Objetivos: procurar sentir o espaço, entrar em contato com os outros elementos do grupo; se relacionar com as outras pessoas do grupo
63- TÉCNICA DE SAÍDA
Objetivos: - libertar de inibições pessoais contraídas.
64- Dramatização
Objetivos 1- Criar condições para a participação psicológica em uma discussão. 2- Pesquisa um assunto e apresentá-lo, simuladamente. 3- Libertar a discussão da centralização numa pessoa 4- Facilitar a comunicação mostrando ao invés de apenas falar. 5- Dar calor e vida aos fatos estudados. 6- Comprovar as diversas formas de encarar uma situação-problema. 7- Desenvolver a sensibilidade Componentes 1- Diretor de cena: Promove discussão, esforçando-se para que todos participem dela. 2- Atores: Membros do grupo 3- Auditório: Outros membros da comunidade Passos 1- Preparo 1.1- Estudo do tema: pesquisa, debate, etc 1.2- Prepara-se o assunto a ser dramatizado 1.3- Define-se personagens e suas características 1.4- Prepara-se os atores 1.5- Prepara-se o cenário 1.6- Prepara-se disfarces, etc. 2- Representação 3- Discussão 3.1 Atores avaliam a apresentação, destacando impressões, animação, envolvimento, relações, aprendizagem, dificuldades.
65- Estudo do Meio
Objetivos 1- Entrar em contato com a realidade, através de seus múltiplos aspectos, de maneira objetiva, ordenada e positiva. 2- Descobrir aspectos particulares do meio, através de presquisa e reflexão. 3- Compreender as causas de muitos fatos da vida individual e social. 4- Sensibilizar para o dever de prestar serviço à comunidade. 5- Incentivar o exercício da cidadania responsável. Passos 1- Planejamento: - Como conhecer nossa comunidade? a) Descobrindo a necessidades, os interesses, os problemas, as aspirações, as possibilidades, os hábitos, os costumes, como as pessoas se relacionam, os recursos que a comunidade oferece, etc... b) Para descobrir será necessário fazer visitas, observar, entrevistas, dialogar, levantar dados. Observação: - Planejar roteiros de visitas, entrevistas, observações, levantamentos. - Formar grupos - Fazer cronograma para realização das tarefas. - Distribuir as tarefas. 2- Execução/VER - Realização das tarefas pelos grupos. 3- Apresentação - Grupos apresentam resultados das entrevistas, observações, levantamentos, etc. 4- Análise/Julgar a) confrontar os dados com a proposta de Jesus Cristo. b) Verificar o que não está de acordo. 5- Ação a) Discutir sobre o que precisa ser feito para melhorar o meio. b) Ver os recursos disponíveis c) Projetar a ação ou ações necessárias.
6- Celebrar - Preparar para iniciar a ação. 7- Realizar o projeto 8- Avaliar e celebrar os resultados.
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