ENTRETENIMENTOS
DINÂMICAS
Esta página contem as dinâmicas de 66 a 71 de 97.
66- Painel
- Reunião de várias pessoas que estudaram um assunto e vão expor suas idéias sobre ele, diante de um auditório, de maneira dialogada. Objetivos: 1- Conhecer melhor um assunto. 2- Tornar mais compreensivo o estudo de um tema que tenha deixado dúvidas. 3- Apropriar-se de um conhecimento, com a ajuda de várias pessoas. Coordenador: - Coordenador do grupo com os componentes do painel organizam um roteiro de perguntas que cubra todo o tema em pauta. - Coordenador abre o painel, apresenta os componentes do painel. Seu papel é lançar perguntas para que os componentes do painel, discutam sobre elas. - Convida também o grupo (demais participantes do grupo) para participar, lançando perguntas de seus interesses ao final do tempo previsto, faz uma síntese dos trabalhos e encerra o painel. Componentes do painel - Podem ser de 3 a 6. Podem ser membros do grupo que queriam estudar (preparar) o assunto, ou pessoas convidadas. Sua função é discutir as questões propostas, primeiro pelo coordenador e, depois, as que forem propostas pelo grupo. Grupo (platéia) - Membros do grupo. Acompanha a discussão com atenção e preparam questão para lançarem aos componentes do painel, para também serem discutidas. Passos: 1- Coordenador abre o painel, apresenta componentes, justifica a realização do mesmo e orienta a participação. 2- O coordenador lança perguntas, para serem discutidas, até esgotar o roteiro preparado anteriormente. Sempre que necessário, o coordenador poderá lançar outras perguntas fora do roteiro, para melhor esclarecer o assunto. 3- Ao terminar o roteiro, o coordenador pede a cada componente do painel que resuma suas idéias. Após, o coordenador pode ressaltar aspectos importantes do assunto. 4- Coordenador convida o grupo (platéia) para fazerem perguntas aos compomentes do painel. 5- Quando não tiver mais perguntas, o coordenador agradece os componentes do painel e o grupo e encerra os trabalhos. Avaliação 1- Que proveitos tiramos dessa dinâmica? 2- Como nos sentimos? 3- O que precisamos melhorar?
67- Pesquisa
Objetvos 1- Obter conhecimentos, informações sobre problemas da realidade do lugar onde vive. 2- Desenvolver o senso crítico sobre a realidade 3- Obter vários informes em pouco tempo. Passos 1- Preparar um retoriro de pesquisa, uma série de perguntas sobre algum aspecto da comunidade (educação, religião, política, desemprego, violência, etc) 2- Dividir o grupo em pequenos grupos. Cada pequeno grupo recebe uma cópia do roteiro da pesquisa, o qual deverá ser respondido durante a semana, através de entrevistas, jornais, revistas, TV, observações da realidade, fotografias, etc. 3- Equipe de Coordenação recolhe as respostas e prepara uma síntese, aproveitando ao máximo, os resultados trazidos pelos pequenos grupos. 4- Na reunião seguinte, apresenta a síntese para o grupo e abre-se um debate, enriquecendo-o com fatos e acontecimentos do lugar, coma finalidade de: a) descobrir as causas dos problemas e pistas de solução.
Avaliação: 1- Que proveito nos trouxe o exercício? 2- Como nos sentimos depois de fazê-lo?
68- Foto-Linguagem
Objetivos : 1- Estimular a observação, a participação e o debate dos componentes de um grupo. 2- Ampliar a visão da realidade 3- Confrontar o projeto social com o projeto de Deus 4- Interpretar fotos Passos: 1- Selecionar fotos que expressem a realidade (de revistas ou jornais) 2- Preparar um mural com fotos que representem cenas de certas situações da vida. 3- Incentivar o grupo a observar as fotos. 4- Após observações colher as impressões do grupo. 5- Pedir a cada um que justifique as impressões sobre as fotos ou mural de fotos. 6- Confrontar o contido nas fotos com a realidade estimulando um debate sobre a mesma; através de perguntas como: - Existem cenas semelhantes perto de nós? - Por que isso está acontecendo? - O que nós temos a ver com tal realidade? - Qual é o apoio de Deus presente em cada situação? 7- Destacar atitudes não evangélicas e atitudes evangélicas nas fotos que observamos ou na realidade onde vivemos. 8- Pesquisar textos bíblicos que direta ou indeiretamente se refira aos fatos. 9- Levantar propostas do que é possível fazer para mudar situações contrárias ao projeto de Deus. Avaliação 1- Que proveito nos trouxe esta dinâmica (estudo/reflexão)? 2- Qual etapa (parte) que mais nos agradaram? 3- O que descobrimos?
69- Grupo de Verbalização X Grupo de Observação (GV-GO)
Objetivos 1- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro. 2- Desenvolver a capacidade de manifestar-se na vida. 3- Contribuir para a ampliação do conhecimento do outro. 4- Participar direta ou indiretamente de uma discussão. 5- Exercitar a elaboração de síntese. Passos 1- Dividir a turma em dois sub-grupos, que formarão dois círculos. O círculo interno será o da verbalização, que tem como tarefa, a discussão de um tema proposto. O círculo externo será o de observação. À ele cabe a tarefa de observar o processo de discussão e o conteúdo da mesma. 2- o Coordenador lança uma pergunta sobre o tema (capaz de provocar uma discussão). Somenteo grupo interno poderá responder, discutindo o assunto. 3- Durante a dicussão, o grupo de observação, apenas registra idéias esquecidas pelo grupo de verbalização, anota dúvidas, e outros pontos que gostariam de falar. 4- Após 10 minutos de discussão, inverter os grupos. 5- Coordenador formula a mesma questão ou outra para que o grupo, de observação agora na posição de verbalização, possa expressar idéias, completar idéias do grupo anterior, exemplificar, etc. 6- Após 10 minutos formar uma grande círculo: a) Fazer uma síntese dos pontos discutidos; b) Tirar dúvidas; c) fazer uma avaliação. Observação: - É responsabilidade do coordenador cuidar de: 1- Formular bem as perguntas; 2- Ficar atento para que todos participem; 3- fazer com que o grupo de verbalização se expresse de maneira clara para que todos possam ouvir suas opiniões; 4- fazer com que o grupo de observação fique absolutamente calado durante a discussão do grupo de dentro; 5- Marcar o tempo e determinar a troca de posições; 6- Abrir o debate final no grupão; 7- Fazer a síntese final da discussão.
70- Jornal Falado
Objetivos 1- Organizar informações sobre um determinado assunto 2- Desenvolver a expressão oral, o raciocínio, o espírito de cooperação e socialização. 3- Sintetizar idéias e fatos. 4- Transmitir idéias com pronúncia adequada e correta. Passos: 1- Formar pequenos grupos. 2- O coordenador apresenta o tema para estudo, pesquisa. 3- Cada grupo pesquisa e estuda o tema. 4- Cada grupo sintetiza as idéias do tema. 5- Elaboração das notícias para apresentação, de forma bastante criativa. 6- Apresentação do jornal ao grupão. Avaliação 1- Quais os momentos que mais nos agradaram? 2- Que ensinamentos podemos tirar para o grupo?
71- Choque de Culturas
Objetivos: 1- Refletir as diferenças e riquezas culturais. 2- Valorizar e respeitar as diferentes culturas. 3- Perceber a cultura como dimensão de tudo o que se faz em cada grupo humano. 4- Perceber a cultura como a identidade de um povo. Passos 1- Dividir o grupo em três sub-grupos. Um subgrupo vai encenar uma tribo indígena chegando a cidade. Outro subgrupo encena um grupo de operários chegando a uma tribo indígena. O terceiro subgrupo será observador e avaliador das encenações. 2- O coordenador orienta com antecedência o subgrupo “indígena” e o subgrupo “operários” para pesquisarem sobre os custumes, hábitos e relações sociais de cada do grupo humano que vai representar. 3- Enquanto os dois subgrupos se preparam, o coordenador orienta o subgrupo que vai observar e avaliar as encenações. 4- Em primeiro lugar, a tribo indígena encena sua chegada à cidade. Não conhecem as formas de nossas cidades, estranham tudo, até as coisas mais simples, e não percebem os riscos das mais perigosas. 5- Em segundo lugar, os operários chegam a uma tribo indígena, ignorando toda a sua realidade. 6- Debate - O que observamos? - O que pode ocorrer no confronto (choque) de duas culturas diferentes? - Como analisamos a colonização do Brasil, a partir da encenação? - Quais as conseqüências para nós, hoje? - refletir as encenações à luz dos textos: Mt. 7,1-15 e Is. 10,1-4. 7- Coordenador procura sintetizar o debate. 8- Avaliação: - O terceiro subgrupo avalia o trabalho, emitindo opiniões. Avaliação Geral 1- O que aprendemos? 2- Como nos sentimos?
|