CLASSES
CLASSES AGRUPADAS - REGULARES
O cartão de classes agrupadas é a junção de todos os cartões de classes do Clube de Desbravadores, de acordo com o programa já existente, sendo que os requisitos estão separados por classes regulares e classes avançadas.
NOTA: Nesta página o Desbravador encontrará os requisitos das Classes Regulares, contidas no cartão de Classes Agrupadas.
QUEM PODERÁ USAR?
1. Desbravador com idade a partir de 11 anos poderá utilizar para ajustar o período anterior à sua entrada no Clube, sendo que no ano seguinte o desbravador deverá participar do programa normal e utilizar o cartão de classe correspondente mesmo que ainda não tenha sido investido nas classes que ele está fazendo com o cartão de classes agrupadas.
2. Aspirante a líder com idade igual ou superior a 16 anos poderá utilizar para fazer todo o programa do clube e ser investido no final em todas as classes concluídas.
3. Aspirante a líder máster que não tenha feito uma ou todas as classes avançadas poderá utilizar para ficar regularizado e ser investido nas classes avançadas concluídas.
COMO UTILIZAR?
1. Cada número entre parênteses representa uma idade. A idade exibida entre parênteses contém todos os requisitos das classes correspondentes para regularizar o desbravador no programa do Clube. Basta cumprir apenas os requisitos que estão com a idade entre parêntesis.
2. Cada cartão de classes agrupadas poderá ser utilizado somente uma vez, tendo data de início, data de término e prazo para completar os requisitos. Por isso, ao final existe apenas um espaço para investidura das respectivas classes concluídas.
ATENÇÃO
O Clube não poderá adotar o cartão de agrupadas como sendo o programa oficial para os seus desbravadores. Este cartão não substitui os cartões de classes. A orientação do MDA/DSA é que o programa regular permanece válido, classe por classe e investidura ano a ano.
Não é necessário preparar uma pasta com os requisitos cumpridos deste cartão de agrupadas.
CLASSES REGULARES
I – GERAIS
1. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.
2. Memorizar e explicar o Voto e a Lei do Desbravador.
3. Ilustrar de forma criativa o significado do Voto do Desbravador. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
4.- Demonstrar sua compreensão do significado da Lei do Desbravador através de uma das seguintes atividades: (12 – 13 – 14 – ≥15)
5. Memorizar e entender o Alvo e o Lema JA. (13 – 14 – ≥15)
6. Memorizar e explicar o significado do Objetivo JA. (14 – ≥15)
7. Memorizar e explicar o Voto de Fidelidade à Bíblia. (≥15)
8. Ler o livro do Clube de Leitura do ano em curso e escrever um parágrafo sobre o que mais lhe chamou atenção ou considerou mais importante. (11)
9. Ler o livro do Clube de Leitura do ano em curso e escrever dois parágrafos sobre o que mais lhe chamou atenção ou considerou importante. (12)
10. Ler o livro do Clube de Leitura do ano em curso e resumi-lo em uma página. (13 – 14 – ≥15)
11. Ler o livro Pela Graça de Deus. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
12. Ler o livro Caminho a Cristo. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
13. Ler o livro Além da Magia. (12 – 13 – 14 – ≥15)
14. Ler o livro A História da Vida. (13 – 14 – ≥15)
15. Ler o livro Nos Bastidores da Mídia. (14 – ≥15)
16. Ler o livro Nossa Herança. (≥15)
17. Participar ativamente da Classe Bíblica do seu Clube. (11 – 12 – 13)
II – DESCOBERTA ESPIRITUAL
1. Memorizar e demonstrar seu conhecimento: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
2. Memorizar e demonstrar seu conhecimento: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
3. Memorizar e demonstrar seu conhecimento: (12 – 13 – 14 – ≥15)
4. Memorizar e demonstrar seu conhecimento: (13 – 14 – ≥15)
5. Memorizar e demonstrar seu conhecimento: (14 – ≥15)
6. Memorizar e demonstrar seu conhecimento: (≥15)
7. Ler e explicar os versos abaixo: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
8. Ler e explicar os versos abaixo: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
9. Ler e explicar os versos abaixo: (12 – 13 – 14 – ≥15)
10.Ler e explicar os versos abaixo: (13 – 14 – ≥15)
11. Ler e explicar os versos abaixo: (14 – ≥15)
12. Ler e explicar os versos abaixo: (≥15)
13. Leitura Bíblica: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
14. Leitura Bíblica: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
15. Leitura Bíblica: (12 – 13 – 14 – ≥15)
16. Leitura Bíblica: (13 – 14 – ≥15)
17.Leitura Bíblica: (14 – ≥15)
18. Leitura Bíblica: (≥15)
19. Conversar em seu Clube ou Unidade sobre: (13 – 14 – ≥15)
20. Estudar e entender a pessoa do Espírito Santo, como Ele se relaciona, e qual o Seu papel no crescimento espiritual de cada ser humano. (14 – ≥15)
21. Descrever os dons espirituais mencionados nos escritos de Paulo (Coríntios, Efésios, Filipenses) e para quais objetivos a igreja recebe esses dons. (≥15)
22. Em consulta com seu Conselheiro, escolher um dos seguintes temas: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15) **Escolher um item abaixo para demonstrar seu conhecimento sobre o tema escolhido:
23. Conversar com seu líder e escolher uma das seguintes histórias: (12 – 13 – 14 – ≥15)
**Através da história escolhida, demonstrar sua compreensão em como Jesus salva as pessoas, usando um dos métodos abaixo:
24. Participar de um estudo sobre a inspiração da Bíblia, com a ajuda de um pastor, trabalhando os conceitos de inspiração, revelação e iluminação. (13 – 14 – ≥15)
25. Estudar, com sua Unidade, os eventos finais e a segunda vinda de Cristo. (14 – ≥15)
26. Estudar a estrutura e serviço do santuário do Antigo Testamento e relacionar com o ministério pessoal de Jesus e a cruz. (≥15)
27. Convidar três ou mais pessoas para assistirem a uma classe bíblica ou pequeno grupo. (13 – 14 – ≥15)
28. Através do estudo da Bíblia, descobrir o verdadeiro significado da observância do sábado. (14 – ≥15)
29. Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar essa história na reunião do Clube, no Culto JA ou na Escola Sabatina. (≥15)
III – SERVINDO AOS OUTROS
1. Dedicar duas horas ajudando alguém em sua comunidade, através de dias das seguintes atividades: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
2. Planejar e dedicar pelo menos duas horas servindo sua comunidade e demonstrando companheirismo a alguém, de maneira prática. (11)
3. Conhecer os projetos comunitários desenvolvidos em sua cidade e participar em pelo menos um deles com sua Unidade ou Clube. (12 – 13 – 14 – ≥15)
4. Participar de dois projetos missionários definidos por seu Clube. (13 – 14 – ≥15)
5. Convidar um amigo para participar de uma atividade social de sua igreja ou da Associação/Missão. (14 – ≥15)
6. Ajudar a organizar e participar de uma das seguintes atividades: (≥15)
7. Escrever uma redação explicando como ser um bom cidadão no lar e na escola. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
8. Participar de um projeto que beneficiará sua comunidade ou igreja. (11 – 12)
9. Participar em três atividades missionárias da igreja. (12 – 13 – 14 – ≥15)
10. Trabalhar em um projeto comunitário de sua igreja, escola ou comunidade. (13 – 14 – ≥15)
11.Participar de um projeto comunitário desde o planejamento, organização até a execução. (14 – ≥15)
12. Discutir com sua Unidade os métodos de evangelismo pessoal e colocar alguns princípios em prática. (≥15)
13. Discutir como os jovens adventistas devem se relacionar com as pessoas nas diferentes situações do dia a dia, tais como: (14 – ≥15)
IV – DESENVOLVENDO AMIZADE
1. Mencionar dez qualidades de um bom amigo e apresentar quatro situações diárias onde você praticou a Regra Áurea de Mateus 7:12. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
2. Conversar com seu Conselheiro ou Unidade sobre como respeitar pessoas de diferentes culturas, raça e sexo. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
3. Participar de um debate ou representação sobre a pressão de grupo e identificar a influência que isso exerce sobre as decisões. (12 – 13 – 14 – ≥15)
4. Participar de um debate e fazer uma avaliação pessoal sobre suas atitudes em dois dos seguintes temas: (13 – 14 – ≥15)
5. Através de uma conversa em grupo ou avaliação pessoal, examinar suas atitudes em dois dos seguintes temas: (14 – ≥15)
6. Assistir uma palestra ou aula e examinar suas atitudes em relação a dois dos seguintes temas: (≥15)
7. Saber cantar o Hino Nacional de seu país e conhece sua história. Saber o nome do autor da letra e da música do hino. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
8. Visitar um órgão público de sua cidade ou bairro e descobrir de que maneiras o Clube pode ser útil à sua comunidade. (12 – 13 – 14 – ≥15)
9. Preparar uma lista contendo cinco sugestões de atividades recreativas para ajudar pessoas com necessidades específicas e colaborar na organização de uma destas atividades para essas pessoas. (13 – 14 – ≥15)
V – SAÚDE E APTIDÃO FÍSICA
1. Completar uma das seguintes especialidades: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
2. Memorizar e explicar I Coríntios 9: 24-27. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
3. Escolher uma das atividades abaixo e escrever um texto pessoal para um estilo de vida livre do álcool: (12 – 13 – 14 – ≥15)
4. Preparar um programa especial de exercícios físicos diários e conversar com seu líder ou Conselheiro sobre os princípios de aptidão física. Fazer e assinar um compromisso pessoal de realizar exercícios físicos regularmente. (13 – 14 – ≥15)
5. Completar a especialidade de Temperança. (14 – ≥15)
6. Fazer uma apresentação, para alunos do Ensino Fundamental, sobre os oito remédios naturais dados por Deus. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
7. Utilizando a experiência de Daniel: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
8. Conversar com seu líder sobre a aptidão física e os exercícios físicos regulares que se relacionam com uma vida saudável. (11 – 12)
9. Discutir as vantagens do estilo de vida Adventista de acordo com o que a Bíblia ensina. (13 – 14 – ≥15)
10. Completar uma das seguintes atividades: (≥15)
11. Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos. (11 –
12. Aprender sobre os prejuízos que o cigarro causa à saúde e escrever seu compromisso de não fazer uso do fumo. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
13. Completar uma das seguintes especialidades: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
VI – ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA
1. Através da observação, acompanhar todo o processo de planejamento até a execução de uma caminhada de 5 quilômetros. (11 – 12 – 13)
2. Dirigir ou colaborar em uma meditação criativa para sua Unidade ou Clube. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
3. Dirigir uma cerimônia de abertura da reunião semanal em seu Clube ou um programa de Escola sabatina. (12 – 13 – 14 – ≥15)
4. Assistir a um seminário ou treinamento, oferecido pela sua igreja ou distrito nos departamentos abaixo: (13 – 14 – ≥15)
5. Preparar um organograma da igreja local e relacionar as funções dos departamentos. (14 – ≥15)
6. Preparar um organograma da estrutura administrativa da Igreja Adventista em sua Divisão. (≥15)
7. Ajudar no planejamento de uma excursão ou acampamento com sua Unidade ou Clube, envolvendo pelo menos um pernoite. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
8. Ajudar a organizar a classe bíblica do seu Clube. (12 – 13 – 14 – ≥15)
9. Participar de uma atividade social de sua igreja. (13 – 14 – ≥15)
10. Participar de dois programas envolvendo diferentes departamentos da igreja local. (14 – ≥15)
11. Participar em um dos itens abaixo: (≥15)
12. Completar a especialidade de Aventuras com Cristo. (14 – ≥15)
13. Planejar e ensinar, no mínimo, dois requisitos de uma especialidade para um grupo ou Unidade de desbravadores. (≥15)
VII – ESTUDO DA NATUREZA
1. Completar uma das seguintes especialidades: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
2. Participar de jogos na natureza ou caminhada ecológica, pelo período de uma hora. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
3. Identificar a estrela Alfa da constelação do Centauro e a constelação de Órion. Conhecer o significado espiritual de Órion, como descrito no livro “Primeiros Escritos”, de Ellen White, pág. 41. (12 – 13 – 14 – ≥15)
4. Estudar a história do dilúvio e o processo de fossilização. (13 – 14 – ≥15)
5. Recapitular a história de Nicodemos e relacioná-la com o ciclo da vida da lagarta ou da borboleta, acrescentando um significado espiritual. (14 – ≥15)
6. Ler o capítulo 7 do livro “O Desejado de Todas as Nações”, sobre a infância de Jesus. Apresentar para um grupo, Clube ou Unidade as lições encontradas, demonstrando a importância que o estudo da natureza exerceu na educação e ministério de Jesus. (≥15)
7. Aprender e demonstrar uma maneira para purificar a água e escrever um parágrafo destacando o significado de Jesus como a água da vida. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
8. Completar duas das seguintes especialidades: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
9. Completar uma das especialidades abaixo: (12 – 13 – 14 – ≥15)
10. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em Estudos da natureza. (13)
11. Completar duas especialidades em Estudos da Natureza, não realizadas anteriormente. (14 – ≥15)
12. Completar uma das seguintes especialidades: (≥15)
13. Aprender e montar três tipos de barraca em locais apropriados. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
14. Recapitular o estudo da criação e fazer um diário por sete dias registrando suas observações do que foi criado em cada dia correspondente. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
VIII – ARTE DE ACAMPAR
1. Demonstrar como cuidar corretamente de uma corda. Fazer e explicar o uso prático dos seguintes nós: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
2. Descobrir os pontos cardeais sem a ajuda de um bússola e desenhar a Rosa dos Ventos. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
3. Apresentar seis segredos para um bom acampamento. Participar de um acampamento de final de semana, planejando e cozinhando duas refeições. (12 – 13 – 14 – ≥15)
4. Fazer um fogo refletor e mostrar seu uso. (13 – 14 – ≥15)
5. Com um grupo de, no mínimo, quatro pessoas e com a presença um Conselheiro adulto experiente, andar pelo menos 20 quilômetros numa área rural ou deserta, incluindo uma noite ao ar livre ou em barraca. Planejar a expedição em detalhes antes da saída. Durante a caminhada, efetuar anotações sobre o terreno, flora e fauna, observados. Depois, usando as anotações, participar de uma discussão de grupo, dirigida por seu Conselheiro. (14 – ≥15)
6. Participar com sua Unidade de um acampamento com estrutura de pioneiria, planejando o que vai acontecer neste acampamento. (≥15)
7. Completar a especialidade de Acampamento I. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
8. Participar de um acampamento de final de semana e fazer um relatório destacando o que mais lhe impressionou positivamente. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
9. Completar as seguintes especialidades: (13 – 14 – ≥15)
10. Participar de um acampamento de final de semana, arrumando de forma apropriada sua bolsa ou mochila com o equipamento pessoal necessário. (13 – 14 – ≥15)
11. Completar a especialidade de Pioneirias. (14 – ≥15)
12. Planejar, preparar e cozinhar três refeições ao ar livre. (≥15)
13. Apresentar 10 regras para uma caminhada e explicar o que fazer quando estiver perdido. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
14. Aprender os seguintes nós: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
15. Aprender a usar uma bússola ou um GPS (urbano ou campo), e demonstrar sua habilidade encontrando endereços na zona urbana. (12 – 13 – 14 – ≥15)
16. Completar a especialidade de Resgate Básico. (13 – 14 – ≥15)
17. Construir e utilizar um móvel de acampamento em tamanho real, com nós e amarras. (≥15)
18. Aprender os sinais para seguir uma pista. Preparar e seguir uma pista de no mínimo, 10 sinais, que possa ser seguida por outros. (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
19. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, que possa ser contada para o Mestrados abaixo: (≥15)
IX – ESTILO DE VIDA
1. Completar duas especialidades não realizadas anteriormente na área de Artes e Habilidades Manuais: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)
2. Completar uma especialidade não realizada anteriormente na seção de Artes e Habilidades Manuais: (12 – 13 – 14 – ≥15)
3. Completar uma especialidade não realizada anteriormente em uma das seguintes áreas: (13 – 14 – ≥15)
4. Completar uma especialidade não realizada anteriormente em uma das seguintes áreas: (14 – ≥15)
5. Completar uma especialidade não realizada anteriormente em uma das seguintes áreas: (≥15)
Fonte: www.adventistas.org
INVESTIDURA oficiante ____________________________________________ Evento _____________________________________________ Local ______________________________________________ Data _______________________________________________
|