CLASSES

 

CLASSES AGRUPADAS - AVANÇADAS

 

 

O cartão de classes agrupadas é a junção de todos os cartões de classes do Clube de Desbravadores, de acordo com o programa já existente, sendo que os requisitos estão separados por classes regulares e classes avançadas.

 

NOTA: Nesta página o Desbravador encontrará os requisitos das Classes Avançadas, contidas no cartão de Classes Agrupadas.

 

QUEM PODERÁ USAR?

 

1. Desbravador com idade a partir de 11 anos poderá utilizar para ajustar o período anterior à sua entrada no Clube, sendo que no ano seguinte o desbravador deverá participar do programa normal e utilizar o cartão de classe correspondente mesmo que ainda não tenha sido investido nas classes que ele está fazendo com o cartão de classes agrupadas.

 

2. Aspirante a líder com idade igual ou superior a 16 anos poderá utilizar para fazer todo o programa do clube e ser investido no final em todas as classes concluídas.

 

3. Aspirante a líder máster que não tenha feito uma ou todas as classes avançadas poderá utilizar para ficar regularizado e ser investido nas classes avançadas concluídas.

 

 

COMO UTILIZAR?

 

1. Cada número entre parênteses representa uma idade. A idade exibida entre parênteses contém todos os requisitos das classes correspondentes para regularizar o desbravador no programa do Clube. Basta cumprir apenas os requisitos que estão com a idade entre parêntesis.

 

2. Cada cartão de classes agrupadas poderá ser utilizado somente uma vez, tendo data de início, data de término e prazo para completar os requisitos. Por isso, ao final existe apenas um espaço para investidura das respectivas classes concluídas.

 

ATENÇÃO

 

O Clube não poderá adotar o cartão de agrupadas como sendo o programa oficial para os seus desbravadores. Este cartão não substitui os cartões de classes. A orientação do MDA/DSA é que o programa regular permanece válido, classe por classe e investidura ano a ano.

 

Não é necessário preparar uma pasta com os requisitos cumpridos deste cartão de agrupadas.

 

 

CLASSES AVANÇADAS

 

I. AMIGO DA NATUREZA: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)

 

1. Memorizar, cantar ou tocar o Hino dos Desbravadores e conhecer a história do hino.

 

2. Em consulta com seu líder, escolher um dos seguintes personagens do Antigo Testamento e conversar com seu grupo sobre o amor e cuidado de Deus e o livramento demonstrado na vida do personagem escolhido:
a) José
b) Jonas
c) Ester
d) Rute

 

3. Levar pelo menos dois amigos não adventistas à Escola Sabatina ou ao Clube de Desbravadores.

 

4. Conhecer os princípios de higiene, de boas maneiras à mesa e como se comportar diante de pessoas que tenham diferentes idades. Demonstrar e explicar como estas boas maneiras podem ser úteis nas reuniões e acampamentos do Clube.

 

5. Completar a Especialidade de Arte de acampar.

 

6. Conhecer e identificar 10 flores silvestres e 10 insetos de sua região.

 

7. Começar uma fogueira com apenas um fósforo, usando materiais naturais, e mantê-la acesa.

 

8. Usar corretamente uma faca, facão ou uma machadinha e conhecer dez regras para usá-los com segurança.

 

9. Escolher e completar uma especialidade em uma das áreas abaixo:
a) Atividades Missionárias e Comunitárias
b) Atividades Agrícolas e Afins

 

 

II. COMPANHEIRO DE EXCURSIONISMO: (11 – 12 – 13 – 14 – ≥15)

 

1. Aprender e demonstrar a composição, significado e uso correto da Bandeira Nacional.

 

2. Ler a primeira visão de Ellen White e discutir como Deus usa os profetas para apresentar Sua mensagem à igreja (ver Primeiros Escritos, págs. 13 à 20).

 

3. Participar de uma atividade missionária ou comunitária, envolvendo também um amigo.

 

4. Conversar com seu Conselheiro ou Unidade sobre como demonstrar respeito pelos seus pais ou responsáveis e fazer uma lista mostrando como cuidam de você.

 

5 . Participar de uma caminhada de 6 quilômetros, preparando, ao final, um relatório de uma página.

 

6. Escolher um dos seguintes itens:
a) Assistir a um curso ?Como deixar de fumar?
b) Assistir a dois filmes sobre saúde
c) Assistir a dois filmes sobre saúde
d) Ajudar a preparar material para uma exposição ou passeata sobre saúde
e) Pesquisar na internet informações sobre saúde e escrever uma página sobre os resultados encontrados

 

7. Identificar e descrever 12 pássaros e 12 árvores nativas.

 

8. Planejar e organizar uma das seguintes:
a) Investidura
b) Admissão em lenço
c) Dia Mundial do Desbravador

 

9. Preparar uma refeição em uma fogueira durante um acampamento do Clube ou unidade.

 

10. Preparar um quadro com quinze nós diferentes.

 

11. Completar a especialidade de Excursionismo Pedestre com mochila.

 

12. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em uma das seguintes áreas:
a) Habilidades Domésticas
b) Ciência e Saúde
c) Atividades Missionárias e Comunitárias
d) Atividades Agrícolas e Afins

 

 

III. PESQUISADOR DE CAMPO E BOSQUE: (12 – 13 – 14 – ≥15)

 

1. Conhecer e saber usar de forma adequada a Bandeira dos Desbravadores e o Bandeirim de Unidade.

 

2. Ler a história de J. N. Andrews ou um pioneiro de seu país. Discutir a importância do trabalho de missionários em outros países e por que Cristo ordenou a Grande Comissão (Mateus 28:18-20).

 

3. Convidar uma pessoa para assistir um dos seguintes programas:
a) Clube de Desbravadores
b) Classe Bíblica
c) Pequenos Grupos

 

4. Fazer uma das seguintes especialidades:
a) Asseio e cortesia cristã
b) Vida Familiar

 

5. Participar de uma caminhada de 10 km e fazer uma lista dos equipamentos necessários, incluindo a roupa e o calçado que devem ser usados.

 

6. Participar na organização de um dos eventos especiais do Clube::
a) Investidura
b) Admissão em lenço
c) Dia Mundial do Desbravador

 

7. Identificar seis pegadas de animais ou aves. Fazer um modelo em gesso, massa de modelar ou biscuit de três dessas pegadas.

 

8. Aprender a fazer as quatro amarras básicas e construir um móvel de acampamento.

 

9. Planejar um cardápio vegetariano para sua Unidade, para um acampamento de três dias e apresentar ao seu instrutor.

 

10. Enviar e receber uma mensagem através de uma das formas de comunicação abaixo
a) Alfabeto com semáforos
b) Código Morse, com lanterna
c) Alfabeto LIBRAS (língua de sinais)
d) Alfabeto Braile

 

11. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em duas das seguintes áreas:
a) Habilidades Domésticas
b) Ciência e Saúde
c) Atividades Missionárias e Comunitárias
d) Atividades Agrícolas e Afins

 

 

IV. PIONEIRO DE NOVAS FRONTEIRAS: (13 – 14 – ≥15)

 

1. Completar a especialidade de Cidadania cristã, caso não tenha sido feita anteriormente.

 

2. Encenar a história do bom samaritano, demonstrando como ajudar as pessoas. Auxiliar de forma prática pelo menos a três pessoas.

 

3. Participar de uma das seguintes atividades, apresentando ao final um relatório escrito contendo no mínimo duas páginas:
a) Caminhar 10 km
b) Cavalgar 2 km
c) Viajar de canoa durante 2h
d) Praticar 15 km de ciclismo
e) Nadar 200 metros
f) Correr 1500 metros
g) Rodar 2 km de patins ou roller

 

4. Completar a especialidade de Mapa e bússola.

 

5. Demonstrar habilidade no uso correto de uma machadinha.

 

6. Ser capaz de acender uma fogueira em dia de chuva, saber como conseguir lenha seca e manter o fogo aceso.

 

7. Completar um dos seguintes itens:
a) Pesquisar e identificar 10 variedades de plantas silvestres comestíveis.
b) Ser capaz de enviar e receber 35 letras por minuto pelo código semafórico
c) Ser capaz de enviar e receber 35 letras por minuto através do código náutico, usando o código internacional
d) Ser capaz de apresentar e entender Mateus 24 em LIBRAS (língua de sinais)
e) Preparar o salmo 23 em braile

 

8. Completar uma especialidade, não realizadas anteriormente, em Atividades Recreativas.

 

9. Pesquisar e identificar, através de fotografia, exposição ou ao vivo, dois dos seguintes itens:
a) 25 folhas de árvores
b) 25 rochas e minerais
c) 25 flores silvestres
d) 25 borboletas e mariposas
e) 25 conchas

 

10. Completar a especialidade de Fogueiras e cozinha ao ar livre.

 

 

V. EXCURSIONISTA NA MATA: (14 – ≥15)

 

1. Fazer uma apresentação escrita ou falada sobre o respeito que devemos ter com a Lei de Deus e as autoridades civis, enumerando dez princípios de comportamento moral.

 

2. Acompanhar seu pastor ou ancião numa visita missionária ou estudo bíblico.

 

3. Completar a especialidade de Testemunho juvenil.

 

4. Apresentar cinco atividades junto à natureza, que podem ser desenvolvidas nas tardes de Sábado.

 

5. Com sua Unidade, construir um móvel de acampamento e um portal para o Clube.

 

6. Através da supervisão de seu líder ou Conselheiro, conversar em sua Unidade ou Clube sobre um dos seguintes temas:
a) Modéstia Cristã
b) Recreação
c) Saúde
d) Observância do Sábado

 

7. Demonstrar conhecimento para encontrar alimentos, através de plantas silvestres de sua região e saber diferenciá-las de plantas tóxicas/venenosas.

 

8. Demonstrar conhecimento quanto aos procedimentos necessários em caso de ferimentos por diferentes animais peçonhentos e não peçonhentos.

 

9. Demonstrar técnicas para percorrer trilhas em diferentes tipos de terrenos, como: desertos, florestas, pântanos e rios.

 

10. Completar a Especialidade de Ordem unida.

 

11. Completar a Especialidade de Vida silvestre.

 

 

VI. GUIA DE EXPLORAÇÃO: (≥15)

 

1. Completar a especialidade de Mordomia

 

2. Ler o livro O Maior Discurso de Cristo e escrever uma página sobre o efeito da leitura em sua vida.

 

3. Cumprir um dos seguintes itens:
a) Trazer dois amigos para assistir a duas diferentes reuniões da igreja.
b) Ajudar a planejar e participar de, no mínimo, quatro domingos em uma série de evangelismo jovem.

 

4. Escrever uma página ou apresentar uma palestra sobre como influenciar amigos para Cristo.

 

5. Observar durante o período de dois meses o trabalho dos diáconos, apresentando um relatório detalhado de suas atividades, contendo:
a) Cuidado da propriedade da igreja
b) Cerimônia de lava-pés
c) Cerimônia de batismo
d) Recolhimento dos dízimos e ofertas

 

6. Completar uma Especialidade, não realizada anteriormente, para o mestrado em Vida campestre.

 

7. Projetar três tipos diferentes de abrigo, explicar seu uso e utilizar um deles em um acampamento.

 

8. Assistir a um seminário ou apresentar uma palestra sobre dois dos seguintes temas:
a) Aborto
b) Bullying
c) Violência
d) Drogas
e) Doenças Sexualmente Transmissíveis

 

9. Completar a Especialidade de Liderança campestre.

 

10. Completar a Especialidade em Orçamento familiar.

 

 

Fonte: www.adventistas.org

 

 

 

INVESTIDURA 

oficiante ____________________________________________

Evento _____________________________________________

Local ______________________________________________

Data _______________________________________________

 

 

Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Home > Desbravadores > Classes > Classes Agrupadas/Avançadas
Retângulo de cantos arredondados:
Topo
Topo
Topo
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: INDIQUE O SITE
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: USUARIOS
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: MENSAGENS
Retângulo de cantos arredondados:
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: SIGA-NOS
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: AJUDA E SUPORTE
Retângulo de cantos arredondados:
Retângulo de cantos arredondados: + Curiosidades 
Retângulo de cantos arredondados: + Índice Geral+ Cargos e Funções+ Os DesbravadoresRetângulo de cantos arredondados: DESBRAVADORES
+ Constituição+ Classes+ Especialidades+ Testos e Manuais+ Cuiriosidades+ Downloads+ Perguntas/Respostas+ Sites e Blogs
Caixa de texto: AventureirosDesbravadoresUniversitáriosInícioGeralMúsicaSites e BlogsFaça VocêFique Por DentroDonwnloadsTutoriaisServiçosEntretenimentosVocê e DeusSocialBusca AvançadaInstitucionalCaixa de texto: Copyright © 2010 UniversoDesbravador.com.br - Todos os direitos reservados
Este site é melhor visualizado em resolução de tela de 1024 x 768
Desenvolvido por Raphael A. R. Gusmão
Topo
Jovens