CARGOS E FUNÇÕES
CONSELHEIRO DE UNIDADE
O conselheiro é o líder da unidade de 6 a 8 meninos ou meninas. Homens lideram os meninos e mulheres as meninas. Os conselheiros têm uma posição chave no clube, porque eles têm o contato mais direto com os desbravadores.
Os conselheiros são escolhidos entre os membros batizados da igreja Adventista do Sétimo Dia, onde o clube é organizado. Devem ser convertidos a cristãos dedicados. Devem estar dispostos a aprenderem, crescerem e ampliarem seus conhecimentos em artes, trabalhos manuais e natureza, para que possam ajudar a expandir o conhecimento dos membros de sua unidade, e dar um bom exemplo no espírito e conduta.
Os conselheiros devem sempre estar com sua unidade quando ela funciona como unidade dos desbravadores, a menos que um conselheiro assistente possa substituí-lo. Durante o período de classe ou outra atividade, a sua unidade fica dispersa entre vários grupos, e neste tempo eles estão sob a supervisão dos instrutores de classe. Os conselheiros devem estar bem familiarizados com os membros de suas unidades, e participar de todas as atividades, ganhando assim a simpatia deles. Devem familiarizar-se com seus pais e as condições onde vivem. É de bom alvitre que os conselheiros planejem uma atividade fora do período do clube, com suas unidades sendo, porém, autorizado, pelo diretor do clube.
Os conselheiros devem defender as normas e princípios do clube permanentemente. Devem também, trabalhar em completa harmonia com os oficiais do clube, e dispostos a servirem a desempenhar qualquer dever quando chamado.
Seus deveres são:
1. Tomar conta e liderar ou ensinar uma unidade ou classe, trabalhando ou permanecendo com eles durante todos os programas.
2. Encorajar, ensinar e testar as atividades de classe para conseguir uma investidura de êxito.
3. Dar um bom exemplo de destreza, assistência, pontualidade, uniforme, etc.
4. Marchar e trabalhar com as unidades.
5. Desenvolver uma compreensão feliz e amizade dentro da unidade.
6. Ajudar os membros com algum problema se aparecer e manter a direção informada (respeitando a confidencialidade).
7. Encorajar a todos os membros a participar de todas as atividades.
8. Participar nos acampamentos, providenciando todos os detalhes com diretores associados e com os membros.
9. Assistir as reuniões das comissões docentes.
10. Notificar ao diretor com antecedência de sua impossibilidade de assistir a reunião do clube.
Fonte: “MANUAL “DOS DESBRAVADORES”, Vol. 1, Administração do Clube, Casa Publicadora Brasileira”
|