CARGOS E FUNÇÕES
ÍNDICE E INFORMAÇÕES GERAIS
Administrar o Clube de Aventureiros não é uma tarefa fácil, mas ela pode ser facilitada com a aplicação adequada de alguns importantes conhecimentos. Cargos e funções formam um conjunto destes conhecimentos, que todo líder deve obter.
No caso do Clube de Aventureiros, é a Comissão de Nomeações da IASD local que o autoriza a existir e funcionar. Para isso, escolhe uma Diretoria composta dos seguintes cargos:
O Diretor do Clube de Aventureiros deve ser uma pessoa de maturidade e boa reputação da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Deve ser um líder e ter feito o curso de Treinamento para Oficiais dos Aventureiros. Se ele não é um líder, deve-se tornar o quanto antes possível.
Enquanto Diretor se preocupa com relações públicas e a integração de todas as partes do programa, o Associado cuida para que os meninos e meninas, especificamente, todos e cada um, aproveitem as oportunidades disponíveis para aprenderem novas habilidades e conquistarem Classes e Especialidades, no Clube de Aventureiros. Todas as questões envolvidas com o Currículo são responsabilidade direta do Diretor Associado.
O secretário mantém todos os registros do clube. Em clubes pequenos o secretário também pode ser tesoureiro, tendo uma só pessoa para as mesmas funções. O secretário tem de ser organizado e eficiente para bom andamento do clube.
O tesoureiro pode ser um dos membros da diretoria. É importante que o tesoureiro do clube trabalhe em harmonia com o diretor do clube e com o tesoureiro da igreja, para que ambos estejam bem informados das despesas do clube e dos fundos em caixa. O ideal é que o tesoureiro tenha uma certa experiência em contabilidade.
O capelão do clube vai proporcionar oportunidades para o desenvolvimento espiritual entre os aventureiros e diretoria. O capelão deve ser um membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em situação regular diante da mesma, onde o clube é organizado. Ele ou Ela pode ser um dos diretores associados, um membro da diretoria, o pastor da igreja, o pastor dos jovens ou um ancião. O capelão deve ter a capacidade de organizar, bem como liderar efetivamente as atividades espirituais do clube.
A responsabilidade do instrutor é ensinar uma classe específica e refletir os ideais cristãos ao desempenhar tal tarefa.
O conselheiro é o líder de uma unidade de aventureiros. Os conselheiros ocupam uma posição no Clube, pois são os que estão mais próximos dos aventureiros e respectivas famílias e lares.
|